sexta-feira, 6 de abril de 2012

Espera e verás

Segredos são contados e os sonhos revelados. Não há nada a esconder e o mundo tornou-se transparente e mais belo. Não há olhos de terroristas nem idealismos radicais. Há um sorriso na cara de todos que da bondade fazem bondade. Há um mundo perfeito incapaz de existir. Existe todos os dias e ninguém vê este mundo. Trabalhamos imenso e vivemos ofuscados pelo dinheiro porque temos as contas para pagar. No mundo dos adultos a questão é bem mais complexa que o amor. A vida não sobrevive dos pequenos romances de secundário nem das experiências diversificadas da faculdade. Ela não consome crises existenciais nem demasiados egocentrismos.
O fruto da alegria não assenta numa vida rodeada de papéis e contas a pagar, mas também não assenta no excessivo tempo de trabalho que as pessoas são obrigadas a ter para conseguir ter comida em cima da mesa.
As crianças têm cada vez menos presentes e há idosos que não tomam medicamentos porque são caros. É o mesmo que deixar de sonhar porque já não se tem sono. Desistir porque não conseguimos ganhar.
O esforço é tremendo e ficamos obcecados com o trabalho porque queremos ser os melhores. Queremos viver melhor e para isso temos de passar por cima de muita gente. E o erro humano começa aqui, na ambição. É desrespeitoso não aceitar que alguém é melhor que eu ou que alguém tem dificuldades e, por isso, fica para trás.
A equipa sempre ganhou e foram as grandes forças militares que sempre imperaram porque estavam unidos. Os soldados tornavam-se num só. Uma força.
No trabalho, cada um de nós tenta fazer o melhor e quando acaba o dia, somos chamados por alguém que nos quer falar.
Aí escutas que fizeste tudo por hoje e voltas na próxima semana, fizeste o que podias e isso já é muito. Ouves ainda que deves voltar para casa porque é aí que se encontra a tua felicidade e não no trabalho. São os sorrisos que te vão abraçar, esboços de alegria daqueles que te amam.
Vais sorrir no caminho de casa porque sabes que é verdade e é tão bom ter uma casa. É bom ter quem nos ama por perto e alguém que ainda saiba cuidar de nós. Não afastes quem quer cuidar de ti, deixa que essa pessoa seja feliz sendo amável para contigo. Tu, recebendo ‘afeto’, um dia vais ‘afetar’ o mundo e mudá-lo para sempre.

0 comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

beruby.com, o portal que partilha os seus rendimentos

 
Design by Vitor Alves |*| Sente-te em casa!